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ROMANTISMO

A Era Romântica é um período da história da música que se convenciona classificar entre o ano de 1815 até o início do século XX. Designa ainda qualquer música escrita durante esse período e que se enquadra dentro das normas estéticas do Período Romântico (neo-romantismo). Foi precedido pelo classicismo e sucedido pelas tendências modernistas. A época do romantismo musical coincide com o romantismo na Literatura, Filosofia e Artes Plásticas. Foi o período em que valorizava os sentimentos (principalmente o amor) e as manifestações da cultura popular (música, dança, literatura).

Certas realidades só poderiam ser captadas através da emoção, do sentimento e da intuição. Por essa razão, a música romântica é caracterizada pela maior flexibilidade das formas musicais e procurando focar mais o sentimento transmitido pela música do que propriamente a estética, ao contrário do Classicismo. No entanto, os gêneros musicais clássicos, tais como a sinfonia e o concerto, continuaram sendo escritos. Como na literatura, é a Alemanha o berço do Romantismo Musical, Beethoven é o marco, e Schubert, o iniciador, seguido de Schumann, Liszt, Chopin, Tchaikovsky e outros. As características gerais do Romantismo são:

-  O predomínio do sentimento (principalmente do amor, da melancolia, da dor, do sofrimento) sobre a razão com o abandono às regras e à disciplina do Classicismo;

- Liberdade de composição, favorecendo a criação de formas musicais mais livres, sem as amarras do formalismo clássico e que pudessem expressar todo o "eu" do artista.

- Virtuosismo (o virtuoso é aquele que domina completamente o seu instrumento através de uma poderosa técnica);

- Nacionalismo (maior interesse pelas fontes locais de inspiração, com surgimento da ciência do folclore e dos movimentos nacionalistas e aproveitamento dos temas da vida cotidiana).

As formas clássicas tradicionais nem sempre se prestavam aos objetivos românticos. Os artistas, então, lançaram mão de novas formas, inclusive folclóricas, adaptando-as sempre que necessário. As mais importantes são:

- Lied - canção erudita em alemão, com acompanhamento instrumental, que assumiu características e denominações próprias em cada país, tendo sido estruturado por Schubert e Schumann.

- Poema Sinfônico - forma musical sinfônica, baseada numa estória, num programa, cuja música deverá descrevê-lo. É também chamado de música descritiva ou música de programa.

- Improviso - peça instrumental de caráter lírico e de inspiração de momento.

- Polonaises, Mazurkas, Valsas, Polcas - exemplos de danças folclóricas transformadas empeças instrumentais ou para orquestras.

Além dessas, ainda temos Noturnos, Baladas, Rapsódias, Prelúdios, Estudos, sem contar as Sonatas, Concertos, Sinfonias, Óperas e Ballet que, apesar de eminentemente clássicas, receberam novo tratamento para se adaptar aos novos tempos. No Romantismo, o autor descreve a placidez de vida tranquila, seus sonhos e melancolias, suas paixões e ideias revolucionárias. Nas obras de Beethoven, observa-se nitidamente, a transição do Classicismo para o Romantismo; as primeiras são rigorosas, disciplinadas e objetivas; as suas últimas composições, dando expressão às ideias revolucionárias e aos sentimentos, o formalismo clássico alia-se ao sentimentalismo romântico.

Durante o séc. XIX, a ópera foi um dos gêneros mais cultivados, tendo passado por uma grande reformulação, principalmente quando cada país passa a explorar seu próprio universo folclórico. Abandona-se o drama histórico, tão comum no Classicismo, e passa-se a utilizar temas e contos folclóricos e/ou de fadas, principalmente que giram em torno de sentimentos.

Cada país passa a utilizar seu idioma pátrio em lugar do italiano e o bailado é incorporado à cena operística. Na Alemanha, Karl Maria Von Weber promoveu o florescimento da ópera em seu país, que também terá outro grande compositor de óperas e revolucionário da música Richard Wagner. Um dado ainda importante é a grandiosidade das óperas deste período, não só na duração (há óperas com cerca de 4 horas), como no tamanho e brilho dos cenários e roupas e no número de componentes do coro, da orquestra e do corpo de baile.

No final do séc. XIX vê-se nascer na Rússia um movimento operístico de valor, utilizando principalmente temas épicos e religiosos ligados à história do próprio povo russo. Dois gigantes de tendências antagônicas se defrontam no terreno da ópera: o italiano Giuseppe Verdi e o alemão Richard Wagner. Giuseppe Verdi (1813 - 1901) representa o bell canto , a demonstração de virtuosismo vocal, Richard Wagner o sinfonismo e a importância da orquestra e da representação numa ópera. Durante muito tempo a Europa vivera sob a influência da música da Itália, que só foi atenuada pelo Barroco de Haendel e Bach. A ópera romântica de Weber e o drama musical . Wagner eliminaram esse monopólio italiano. Na França, Georges Bizet compõem sua famosa Carmen, ópera indispensável do repertório operístico mundial.

Na música instrumental, outros grandes compositores se destacaram. Em Paris, onde se refugiara da ameaça do czarino russo, o polonês Frédéric Chopin (1810 - 1849) ganhou fama tocando ao piano as mazurkas e polonaises que compunha, numa evocação dos ritmos típicos de sua terra. Era considerado A alma do piano Por volta da mesma época, um prodigioso pianista húngaro chamado Franz Liszt (1811 - 1886) percorria o continente encantando as plateias com a agilidade rítmica das suas Rapsódias Húngaras. Introduziu o Poema Sinfônico, cujas liberdades de forma o levaram a um dos primeiros planos no panorama romântico. Na Rússia, Mikhail Glinka (1804 - 1857) liderou um movimento nacionalista que originou o famoso Grupo dos Cinco  Rimsky- Korsakov, Cesar Cui, Balakirev, Borodin e Moussorgsky. Afastando-se da música ocidental, esses imaginosos autodidatas buscaram deixar de lado o sistema tonal tradicional para cultuar os exóticos sons modais da música sacra eslava e do folclore russo.

Outra grande peça teatral musical muito explorada no Romantismo foi o balé. O eixo mundial do ballet até o século XIX era Paris, e a produção musical romântica para ballet acabou por deslocar esse eixo para a Rússia, onde Tchaikovsky (1840 - 1893) escreveu três grandes bailados, cuja qualidade musical é extremamente superior à de outros bailados românticos talvez até mais populares, como Copélia, Giselle, Dom Quixote e O Lago dos Cisnes.

Veja sobre as Orquestras Românticas: https://www.youtube.com/watch?v=tXKUxR_cUb8&t=273s

 

Vamos Aprender sobre as orquestras jogando?

 https://brincandodeorquestra.com.br/a-orquestra

 

Que tal agora você ser o Regente? 

https://brincandodeorquestra.com.br/jogos-brincando-de-regente


 


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