ROMANTISMO
A Era Romântica é um período da história da música que
se convenciona classificar entre o ano de 1815 até o início do século XX.
Designa ainda qualquer música escrita durante esse período e que
se enquadra dentro das normas estéticas do Período Romântico
(neo-romantismo). Foi precedido pelo classicismo e sucedido pelas
tendências modernistas. A época do romantismo musical coincide com o
romantismo na Literatura, Filosofia e Artes Plásticas. Foi o período em
que valorizava os sentimentos (principalmente o amor) e as manifestações
da cultura popular (música, dança, literatura).
Certas realidades só poderiam ser captadas através da
emoção, do sentimento e da intuição. Por essa razão, a música romântica é
caracterizada pela maior flexibilidade das formas musicais e procurando
focar mais o sentimento transmitido pela música do que propriamente a
estética, ao contrário do Classicismo. No entanto, os gêneros musicais
clássicos, tais como a sinfonia e o concerto, continuaram sendo escritos. Como
na literatura, é a Alemanha o berço do Romantismo Musical, Beethoven é o
marco, e Schubert, o iniciador, seguido de Schumann, Liszt, Chopin,
Tchaikovsky e outros. As características gerais do Romantismo são:
- O predomínio do sentimento (principalmente do amor,
da melancolia, da dor, do sofrimento) sobre a razão com o abandono às
regras e à disciplina do Classicismo;
- Liberdade de composição, favorecendo a criação de formas
musicais mais livres, sem as amarras do formalismo clássico e que pudessem
expressar todo o "eu" do artista.
- Virtuosismo (o virtuoso é aquele que domina completamente
o seu instrumento através de uma poderosa técnica);
- Nacionalismo (maior interesse pelas fontes locais de
inspiração, com surgimento da ciência do folclore e dos movimentos
nacionalistas e aproveitamento dos temas da vida cotidiana).
As formas clássicas tradicionais nem sempre se prestavam aos
objetivos românticos. Os artistas, então, lançaram mão de novas formas,
inclusive folclóricas, adaptando-as sempre que necessário. As mais
importantes são:
- Lied - canção erudita em alemão, com acompanhamento
instrumental, que assumiu características e denominações próprias em cada
país, tendo sido estruturado por Schubert e Schumann.
- Poema Sinfônico - forma musical sinfônica, baseada numa
estória, num programa, cuja música deverá descrevê-lo. É também chamado de
música descritiva ou música de programa.
- Improviso - peça instrumental de caráter lírico e de
inspiração de momento.
- Polonaises, Mazurkas, Valsas, Polcas - exemplos de danças
folclóricas transformadas empeças instrumentais ou para orquestras.
Além dessas, ainda temos Noturnos, Baladas, Rapsódias,
Prelúdios, Estudos, sem contar as Sonatas, Concertos, Sinfonias, Óperas e
Ballet que, apesar de eminentemente clássicas, receberam novo tratamento
para se adaptar aos novos tempos. No Romantismo, o autor descreve a
placidez de vida tranquila, seus sonhos e melancolias, suas paixões e
ideias revolucionárias. Nas obras de Beethoven, observa-se nitidamente, a
transição do Classicismo para o Romantismo; as primeiras
são rigorosas, disciplinadas e objetivas; as suas
últimas composições, dando expressão às ideias revolucionárias e aos
sentimentos, o formalismo clássico alia-se ao sentimentalismo romântico.
Durante o séc. XIX, a ópera foi um dos gêneros mais
cultivados, tendo passado por uma grande reformulação, principalmente
quando cada país passa a explorar seu próprio universo folclórico.
Abandona-se o drama histórico, tão comum no Classicismo, e passa-se a utilizar
temas e contos folclóricos e/ou de fadas, principalmente que giram em
torno de sentimentos.
Cada país passa a utilizar seu idioma pátrio em lugar
do italiano e o bailado é incorporado à cena operística. Na Alemanha, Karl
Maria Von Weber promoveu o florescimento da ópera em seu país, que
também terá outro grande compositor de óperas e revolucionário da música
Richard Wagner. Um dado ainda importante é a grandiosidade das óperas
deste período, não só na duração (há óperas com cerca de 4 horas), como no
tamanho e brilho dos cenários e roupas e no número de componentes do coro,
da orquestra e do corpo de baile.
No final do séc. XIX vê-se nascer na Rússia um movimento
operístico de valor, utilizando principalmente temas épicos e religiosos
ligados à história do próprio povo russo. Dois gigantes de tendências
antagônicas se defrontam no terreno da ópera: o italiano Giuseppe Verdi e
o alemão Richard Wagner. Giuseppe Verdi (1813 - 1901) representa o bell canto , a demonstração de virtuosismo vocal, Richard Wagner o sinfonismo e a importância da orquestra e da representação numa ópera. Durante muito tempo a Europa vivera sob
a influência da música da Itália, que só foi atenuada pelo Barroco de
Haendel e Bach. A ópera romântica de Weber e o drama musical . Wagner
eliminaram esse monopólio italiano. Na França, Georges Bizet compõem sua
famosa Carmen, ópera indispensável do repertório operístico mundial.
Na música instrumental, outros grandes compositores
se destacaram. Em Paris, onde se refugiara da ameaça do czarino russo,
o polonês Frédéric Chopin (1810 - 1849) ganhou fama tocando ao piano
as mazurkas e polonaises que compunha, numa evocação dos ritmos
típicos de sua terra. Era considerado A alma do piano Por volta da
mesma época, um prodigioso pianista húngaro chamado Franz Liszt (1811
- 1886) percorria o continente encantando as plateias com a agilidade
rítmica das suas Rapsódias Húngaras. Introduziu o Poema Sinfônico,
cujas liberdades de forma o levaram a um dos primeiros planos no panorama
romântico. Na Rússia, Mikhail Glinka (1804 - 1857) liderou um
movimento nacionalista que originou o famoso Grupo dos Cinco
Rimsky- Korsakov, Cesar Cui, Balakirev, Borodin e Moussorgsky.
Afastando-se da música ocidental, esses imaginosos autodidatas buscaram
deixar de lado o sistema tonal tradicional para cultuar os exóticos
sons modais da música sacra eslava e do folclore russo.
Outra grande peça teatral musical muito explorada no
Romantismo foi o balé. O eixo mundial do ballet até o século XIX era
Paris, e a produção musical romântica para ballet acabou por deslocar esse
eixo para a Rússia, onde Tchaikovsky (1840 - 1893) escreveu três
grandes bailados, cuja qualidade musical é extremamente superior à de
outros bailados românticos talvez até mais populares, como Copélia, Giselle, Dom
Quixote e O Lago dos Cisnes.
Veja sobre as Orquestras Românticas: https://www.youtube.com/watch?v=tXKUxR_cUb8&t=273s
Vamos Aprender sobre as orquestras jogando?
https://brincandodeorquestra.com.br/a-orquestra
Que tal agora você ser o Regente?
https://brincandodeorquestra.com.br/jogos-brincando-de-regente
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