Pular para o conteúdo principal

5ª Aula Turma de 7º Ano



Se você conseguiu acompanhar todas as sugestões até aqui, já está conseguindo tocar!

Vamos esquentar com um jogo das notas na clave de sol? 

Você sabia que o Brasil produz muito lixo plástico? Veja esta matéria: Clique AQUI para ver a matéria Lixo

Vamos cuidar do nosso planeta

Está sem flauta? Não gosta de tocar flauta? Que tal construirmos um instrumento de Garrafa PET? Clique AQUI para ver o vídeo Vassourinha PET 


Vamos observar o quadro abaixo, das figuras musicais e suas pausas:

Quando colocamos grupo de figuras musicais lado a lado sobre uma pulsação constante, estamos produzindo células rítmicas. Vamos jogar para entender , perceber, ler e ouvir os ritmos? Clique AQUI para jogar ritmo


Utilizando as 5 notas que aprendeu poderá tocar a 1ª parte da música Asa Branca de Luiz Gonzaga: 

SOL -LÁ- SI                            DÓ- RÉ

       

Se você já souber as notas mais agudas pode tocar a música até a parte final. Clique AQUI para tocar Asa Branca







Percepção sonora e Reflexão sobre as atualidades...  
... continuando nosso bate papo sobre Percepção Sonora e as reflexões sobre as atualidades... A trilha sonora da Anne With an e foi muito baseada nos estilos acadianos, celta, folk e rock, com instrumentos de cordas harmonicas e suaves ( como a charamela  que tem timbre como o ukelelê), com solos de flautas doces e violinos, tambores suaves mas mas bem pontuados, onde o ritmo é marcado para danças com passos e movimentos específicos. A música tem forte influência do estilo medieval e você pode conferir vendo e ouvindo os dois vídeos.



Bons Estudos e aproveite para tocar bastante!!!
 





 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade dia 31-03-21 para 8ºanos - Figuras/pausas/flauta doce (e outros instrumentos)/ jogo composição virtual

Vamos treinar as notas musicais e suas posições na flauta doce? Tampe os orifícios correspondentes à posição da nota. A mão esquerda deve ficar na parte superior, com o polegar tampando o orifício de trás da flauta. A mão direita deverá ficar na parte inferior da flauta, o polegar deverá apoiar a parte de trás da flauta. Sopre suave. Vamos seguir as notas musicais na pauta na clave de sol? https://blockfloetengriffe.de/br/F.php?t=aDeu.1S.1c Você se lembra das figuras musicais? Elas são responsáveis pela duração de cada nota, ou seja , para sabermos se uma nota será mais longa ou mais curta utilizamos as figuras musicais para diferenciá-las. Tomamos um pulso regular como referência para perceber se os sons sõa mais longos ou curtos. Subdividimos e aprendemos os nomes das figuras musicais e suas respectivas pausas. Agora é hora de perceber estas figuras sobre uma pulsação. Treinaremos com o jogo palácio de Pozzoli ( que foi um músico que criou métodos para ajudar a ensinar ritmos). https

Questionário e resposta áudio (10/03/21- 7º anos)

Este questionário é no estilo de multipla escolha. Você pode recorrer as atividades anteriores para auxiliá-lo. Os assuntos são: Informações da Música e Parâmetros Sonoros. Boa tarefa :) Questionário Informações na música e parâmetros musicais: 1)      Quem, geralmente, dá o título para uma música? a)                   Compositor b)                   Intérprete c)                   Arranjador d)                   Letrista (autor) e)                   Nenhuma das alternativas acima   2)      A música pode ao ser criada pode ter apenas melodia, neste caso a letra poderá ser criada depois pelo: a)        Compositor b)        Intérprete c)         Arranjador d)        Letrista (autor) e)        Nenhuma das alternativas acima   3)      O responsável por pensar a textura polifônica (várias vozes e timbre diferentes) para que a música seja utilizada para determinada função: a)        Compositor b)        Intérprete c)         Arranjador d)        Letrista (autor) e)        Nenhuma das alterna