Pular para o conteúdo principal

Atividade dia 31-03-21 para 8ºanos - Figuras/pausas/flauta doce (e outros instrumentos)/ jogo composição virtual

Vamos treinar as notas musicais e suas posições na flauta doce?
Tampe os orifícios correspondentes à posição da nota. A mão esquerda deve ficar na parte superior, com o polegar tampando o orifício de trás da flauta. A mão direita deverá ficar na parte inferior da flauta, o polegar deverá apoiar a parte de trás da flauta. Sopre suave. Vamos seguir as notas musicais na pauta na clave de sol?https://blockfloetengriffe.de/br/F.php?t=aDeu.1S.1c

Você se lembra das figuras musicais? Elas são responsáveis pela duração de cada nota, ou seja , para sabermos se uma nota será mais longa ou mais curta utilizamos as figuras musicais para diferenciá-las. Tomamos um pulso regular como referência para perceber se os sons sõa mais longos ou curtos. Subdividimos e aprendemos os nomes das figuras musicais e suas respectivas pausas. Agora é hora de perceber estas figuras sobre uma pulsação. Treinaremos com o jogo palácio de Pozzoli ( que foi um músico que criou métodos para ajudar a ensinar ritmos).https://jogos.partita.mus.br/trAuditivo/celRit/index.html

No Apoio e Reforço de Flauta Doce hoje utilizaremos as três notas que aprendemos anteriormente (Sol- Lá e Si) Vamos Treinar ? https://www.youtube.com/watch?v=-qKs860MREM&t=6s
Além dos movimentos ascendentes e descendentes , você consegue identificar e tocar também as figuras musicais de :
Mínima (vale dois tempos)
Semínima (vale um tempo) 
Colcheia (vale meio tempo).
Vamos tocar? https://www.youtube.com/watch?v=eEXKUGw65GU


Se você já toca bem a flauta doce, então segue o nosso desafio, lembrando que poderá acompanhar com flauta doce, cantando, com outros instrumentos ou mesmo com instrumentos alternativos como copos plásticos : https://www.youtube.com/watch?v=w3SpJxpVfR4

Agora que você já estudou e compreendeu que as notas formarão a melodia e as durações formarão o ritmo, que tal jogar e criar uma música? Podemos escrever a música de forma tradicional ( como em uma partitura com os símbolos convencionais), mas também podemos escrever de forma mais contemporânea, utilizando gráficos e símbolos  diferenciados, Neste jogo no gráfico inferior você clica e escolhe os padrões de ritmos com formas de círculos e triângulos, e no grafico superior você irá clicar nos quadrados ( para aumentar a duração vc coloca mais quadrados na mesma altura) e assim escolherá as notas para formar sua melodia!  https://musiclab.chromeexperiments.com/Song-Maker/

                        Continue treinando , estudando, jogando e tocando! :-)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5ª Aula Turma de 7º Ano

Se você conseguiu acompanhar todas as sugestões até aqui, já está conseguindo tocar! Vamos esquentar com um jogo das notas na clave de sol?  Giranotas   Clique AQUI para Jogar Você sabia que o Brasil produz muito lixo plástico? Veja esta matéria:  Clique AQUI para ver a matéria Lixo Vamos cuidar do nosso planeta Está sem flauta? Não gosta de tocar flauta? Que tal construirmos um instrumento de Garrafa PET?  Clique AQUI para ver o vídeo Vassourinha PET   Vamos observar o quadro abaixo, das figuras musicais e suas pausas: Quando colocamos grupo de figuras musicais lado a lado sobre uma pulsação constante, estamos produzindo células rítmicas. Vamos jogar para entender , perceber, ler e ouvir os ritmos?  Clique AQUI para jogar ritmo Utilizando as 5 notas que aprendeu poderá tocar a 1ª parte da música Asa Branca de Luiz Gonzaga:  SOL -LÁ- SI                            DÓ- RÉ         Se você já souber as notas mais agudas pode tocar a música até a parte final.  Clique AQUI para tocar Asa

Questionário e resposta áudio (10/03/21- 7º anos)

Este questionário é no estilo de multipla escolha. Você pode recorrer as atividades anteriores para auxiliá-lo. Os assuntos são: Informações da Música e Parâmetros Sonoros. Boa tarefa :) Questionário Informações na música e parâmetros musicais: 1)      Quem, geralmente, dá o título para uma música? a)                   Compositor b)                   Intérprete c)                   Arranjador d)                   Letrista (autor) e)                   Nenhuma das alternativas acima   2)      A música pode ao ser criada pode ter apenas melodia, neste caso a letra poderá ser criada depois pelo: a)        Compositor b)        Intérprete c)         Arranjador d)        Letrista (autor) e)        Nenhuma das alternativas acima   3)      O responsável por pensar a textura polifônica (várias vozes e timbre diferentes) para que a música seja utilizada para determinada função: a)        Compositor b)        Intérprete c)         Arranjador d)        Letrista (autor) e)        Nenhuma das alterna