Pular para o conteúdo principal

  


Pulsação

Metrônomo/Andamento

Compassos simples: 2/4   3/4    4/4

Figuras musicais nos compassos

Ligadura e Ponto de Aumento

Orquestra Barroca

Encontro Síncrono dia 12/05/21 - Compassos e Orquestra Barroca

 O PULSO ou PULSAÇÃO é uma batida regular e constante que serve como base para todo o ritmo da música. A pulsação não é ouvida, mas sentida. Já reparou que às vezes estamos ouvindo música e sem perceber nosso pé começa a acompanhar o ritmo? Pois esse movimento do pé é a pulsação da música.

Andamento ou Movimento é a maior ou menor velocidade com que se executa um trecho musical. São indicados logo no início da música, geralmente por termos em italiano (presto, largo, por exemplo) ou sinais metronômicos ( . = 60 , por exemplo). O que significa isso?

Para se executar com mais precisão os andamentos musicais, no século XIX foi inventado um aparelho chamado Metrônomo, aperfeiçoado por Maelzel em 1815. O Metrônomo é uma caixa de madeira em forma de pirâmide quadrangular com mecanismo de um relógio. Possui uma régua quadrada, numerada de 40 a 208, com um pêndulo regulável, que determina o movimento exato de qualquer andamento.





Quando falamos pronunciamos palavras que tem sílabas acentuadas e outras não. Da mesma forma, uma pulsação regular pode ter acentuações que se repetem de maneira regular. Na maioria das músicas que ouvimos, os pulsos ou tempos se agrupam em conjuntos chamados COMPASSOS.  Veja a seguir:

 

Acentos que se repetem a cada dois pulsos regulares, sendo o primeiro mais forte que o segundo. Teremos, então, o ritmo BINÁRIO:

1______2______1______2______1______2______1______2

 

Acentos que se repetem a cada três pulsos regulares, sendo o primeiro mais forte que os dois acentos consecutivos. Teremos, então, o ritmo TERNÁRIO:

1______2______3______1______2______3______1______2______3

O(s) colchete(s) é(são) substituído(s) por um ou mais traços ligando as duas notas.

 

Acentos que se repetem a cada quatro pulsos regulares, sendo o 1º e 3º mais fortes que o 2º e

o 4º. Teremos o ritmo QUATERNÁRIO:

1______2______3______4_______1______2______3______4

 

 

A indicação com a fórmula do compasso a ser utilizado aparece logo no início da música, após a clave. Assim:




Para separar um compasso do outro são usados travessões perpendiculares na pauta, chamados de TRAVESSÃO SIMPLES ou BARRA SIMPLES, e no final da pauta musical para indicar que terminou o trecho ou parte do trecho é usado o TRAVESSÃO DUPLO ou BARRA DUPLA.




LIGADURA

As notas de mesma altura estão, por vezes, ligadas por uma linha curva denominada LIGADURA. Disso, resulta um som sustentado, cuja duração é a soma dos valores das duas notas.



    

           4 + 2 = 6 tempos                        2 + 1 = 3 tempos                            2 + 2 = 4 tempos



PONTO DE AUMENTO

Outro meio de prolongar o som é colocando um ponto após a nota, chamado PONTO DEAUMENTO. O ponto acrescenta à nota metade do valor que ela já tem.


 2+1=3 tempos                                              4+2=6 tempos



Tente procurar nas partituras em que você tem acesso (em livros ou virtuais), se você já consegue reconhecer os símbolos que já estudamos.

 

BARROCO

 

A Música Barroca é toda música ocidental correlacionada com a época cultural homônima na Europa, que vai desde o surgimento da ópera por Claudio Monteverdi no século XVII (1600), até à morte de Johann Sebastian Bach, em 1750. No Barroco, as pessoas, principalmente na corte, gostavam de pompa, floreados e ornamentos. Palácios, igrejas e casas opulentos foram construídos. 

A polifonia usada nas vozes no Renascimento passa para os instrumentos musicais, nascendo assim a música instrumental pura, e não mais só para acompanhamento do canto e danças, mas sim, só para ser ouvida. Pela primeira vez na história, música e instrumento estão em perfeita igualdade. Nesse período a instrumentação atinge sua primeira maturidade e grande florescimento. Pela primeira vez surgem gêneros musicais puramente instrumentais, como a suíte e o concerto.

O progresso do artesanal o de instrumentos permitiu a formação dos primeiros virtuosos (intérpretes com uma habilidade técnica extraordinária) que levaram música instrumental até os salões da nobreza. Tornaram-se então comuns as Orquestras de Câmara e Concerto Grosso, o mais genuíno produto da criação barroca, em que diversos instrumentos disputam a prevalência com a orquestra, em vez de um só, como no concerto solista. Todas as experiências e modificações prepararam o terreno para os três gigantes do Barroco: Bach, Haendel e Vivaldi.

 

De onde vem a palavra barroco?

Vem do português: barroco = irregular, torto. O conceito surgiu só após 1750. Inicialmente, denominava-se com ele o estilo artístico da época anterior, de forma pejorativa: em vez de exuberante e sonora, a nova geração considerava aquela música pomposa e pesada. A partir do século XIX, a música barroca passou a ser cada vez mais apreciada.

 

Para assistir aos exemplos clique Aqui:

 https://www.youtube.com/watch?v=WehTZuGecdY

 

 

                                                                                                               




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5ª Aula Turma de 7º Ano

Se você conseguiu acompanhar todas as sugestões até aqui, já está conseguindo tocar! Vamos esquentar com um jogo das notas na clave de sol?  Giranotas   Clique AQUI para Jogar Você sabia que o Brasil produz muito lixo plástico? Veja esta matéria:  Clique AQUI para ver a matéria Lixo Vamos cuidar do nosso planeta Está sem flauta? Não gosta de tocar flauta? Que tal construirmos um instrumento de Garrafa PET?  Clique AQUI para ver o vídeo Vassourinha PET   Vamos observar o quadro abaixo, das figuras musicais e suas pausas: Quando colocamos grupo de figuras musicais lado a lado sobre uma pulsação constante, estamos produzindo células rítmicas. Vamos jogar para entender , perceber, ler e ouvir os ritmos?  Clique AQUI para jogar ritmo Utilizando as 5 notas que aprendeu poderá tocar a 1ª parte da música Asa Branca de Luiz Gonzaga:  SOL -LÁ- SI                            DÓ- RÉ         Se você já souber as notas mais agudas pode tocar a música até a parte final.  Clique AQUI para tocar Asa

Atividade dia 31-03-21 para 8ºanos - Figuras/pausas/flauta doce (e outros instrumentos)/ jogo composição virtual

Vamos treinar as notas musicais e suas posições na flauta doce? Tampe os orifícios correspondentes à posição da nota. A mão esquerda deve ficar na parte superior, com o polegar tampando o orifício de trás da flauta. A mão direita deverá ficar na parte inferior da flauta, o polegar deverá apoiar a parte de trás da flauta. Sopre suave. Vamos seguir as notas musicais na pauta na clave de sol? https://blockfloetengriffe.de/br/F.php?t=aDeu.1S.1c Você se lembra das figuras musicais? Elas são responsáveis pela duração de cada nota, ou seja , para sabermos se uma nota será mais longa ou mais curta utilizamos as figuras musicais para diferenciá-las. Tomamos um pulso regular como referência para perceber se os sons sõa mais longos ou curtos. Subdividimos e aprendemos os nomes das figuras musicais e suas respectivas pausas. Agora é hora de perceber estas figuras sobre uma pulsação. Treinaremos com o jogo palácio de Pozzoli ( que foi um músico que criou métodos para ajudar a ensinar ritmos). https

Questionário e resposta áudio (10/03/21- 7º anos)

Este questionário é no estilo de multipla escolha. Você pode recorrer as atividades anteriores para auxiliá-lo. Os assuntos são: Informações da Música e Parâmetros Sonoros. Boa tarefa :) Questionário Informações na música e parâmetros musicais: 1)      Quem, geralmente, dá o título para uma música? a)                   Compositor b)                   Intérprete c)                   Arranjador d)                   Letrista (autor) e)                   Nenhuma das alternativas acima   2)      A música pode ao ser criada pode ter apenas melodia, neste caso a letra poderá ser criada depois pelo: a)        Compositor b)        Intérprete c)         Arranjador d)        Letrista (autor) e)        Nenhuma das alternativas acima   3)      O responsável por pensar a textura polifônica (várias vozes e timbre diferentes) para que a música seja utilizada para determinada função: a)        Compositor b)        Intérprete c)         Arranjador d)        Letrista (autor) e)        Nenhuma das alterna