Pular para o conteúdo principal

  


OLHOS ATENTOS E OUVIDOS ESPERTOS!!!

Hoje nosso assunto precisa ser observado com atenção pois é pequenino! É o PONTO DE AUMENTO!

É um pequenino ponto colocado à direita da nota musical. Ele serve para indicar que iremos prolongar o som desta nota. O ponto acrescenta à nota musical metade do valor que sua figura já tem. Vamos imaginar uma figura musica, quanto tempo ela valerá e o ponto será a metade do valor da duração desta figura.  Por exemplo: se a nota for um fá e estiver com a figura de mínima ela durará dois tempos, mas acrescentará mais um tempo se estiver com o ponto de aumento (metade de dois tempos é um tempo, será o valor do ponto). Vamos ver o exemplo na pauta?

   

 = 2 tempos da nota fá de mínima+ 1 tempo do ponto de aumento  =  3 TEMPOS ( o som da nota fá deverá durar por três tempos).

 


= 4 tempos da nota fá de semibreve + 2 tempos do ponto de aumento = 6 TEMPOS ( o som da nota fá deverá durar por 6 tempos) = 4 + 2 = 6 TEMPOS

 

 

Vamos assistir este vídeo e tentar tocar na flauta doce? Você també pode solfejar ou tentar tocar em outro instrumento:

https://www.youtube.com/watch?v=U2sayBVtceI

 

Agora que você já aprendeu sobre o ponto de aumento e já tocou olhando a música, vamos treinar nossa percepção auditiva?  

Você conhece os instrumentos musicais feito de madeira? 

Existem muitos fabricados com o material madeira, mas quando nos referimos a instrumentos de madeiras no mundo

musical estamos falando sobre instrumentos  que além de ter seu corpo de madeira, 

também tem sua forma própria de tirar som, no sopro é com os lábios. Poderá ser :

Sopro livre: Como a flauta doce (que antigamente era de madeira) que é só encostar os lábios e soprar suavemente.

Sopro embocadura: Como a flauta transversa (que antigamente era de madeira) faz um sorriso duro e sopra com a boca dura sem encostar no orifício

Sopro Palheta simples: Como o Clarinete, prende-se uma palheta dentro da boca com o lábio inferior e sopra -a fazendo vibrar.

Sopro Palheta dupla: como o Oboé, prende-se as duas palhetas, com o lábio inferior e superior, fazendo -as vibrar.

Vamos aprender os nomes e os timbres dos instrumentos de madeira percebendo-os nos trechos das músicas? (Ativ. gentilmente cedida pela Profa., Cecília -CP2 Eng, Novo II)

  

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5ª Aula Turma de 7º Ano

Se você conseguiu acompanhar todas as sugestões até aqui, já está conseguindo tocar! Vamos esquentar com um jogo das notas na clave de sol?  Giranotas   Clique AQUI para Jogar Você sabia que o Brasil produz muito lixo plástico? Veja esta matéria:  Clique AQUI para ver a matéria Lixo Vamos cuidar do nosso planeta Está sem flauta? Não gosta de tocar flauta? Que tal construirmos um instrumento de Garrafa PET?  Clique AQUI para ver o vídeo Vassourinha PET   Vamos observar o quadro abaixo, das figuras musicais e suas pausas: Quando colocamos grupo de figuras musicais lado a lado sobre uma pulsação constante, estamos produzindo células rítmicas. Vamos jogar para entender , perceber, ler e ouvir os ritmos?  Clique AQUI para jogar ritmo Utilizando as 5 notas que aprendeu poderá tocar a 1ª parte da música Asa Branca de Luiz Gonzaga:  SOL -LÁ- SI                            DÓ- RÉ         Se você já souber as notas mais agudas pode tocar a música até a parte final.  Clique AQUI para tocar Asa

Atividade dia 31-03-21 para 8ºanos - Figuras/pausas/flauta doce (e outros instrumentos)/ jogo composição virtual

Vamos treinar as notas musicais e suas posições na flauta doce? Tampe os orifícios correspondentes à posição da nota. A mão esquerda deve ficar na parte superior, com o polegar tampando o orifício de trás da flauta. A mão direita deverá ficar na parte inferior da flauta, o polegar deverá apoiar a parte de trás da flauta. Sopre suave. Vamos seguir as notas musicais na pauta na clave de sol? https://blockfloetengriffe.de/br/F.php?t=aDeu.1S.1c Você se lembra das figuras musicais? Elas são responsáveis pela duração de cada nota, ou seja , para sabermos se uma nota será mais longa ou mais curta utilizamos as figuras musicais para diferenciá-las. Tomamos um pulso regular como referência para perceber se os sons sõa mais longos ou curtos. Subdividimos e aprendemos os nomes das figuras musicais e suas respectivas pausas. Agora é hora de perceber estas figuras sobre uma pulsação. Treinaremos com o jogo palácio de Pozzoli ( que foi um músico que criou métodos para ajudar a ensinar ritmos). https

Questionário e resposta áudio (10/03/21- 7º anos)

Este questionário é no estilo de multipla escolha. Você pode recorrer as atividades anteriores para auxiliá-lo. Os assuntos são: Informações da Música e Parâmetros Sonoros. Boa tarefa :) Questionário Informações na música e parâmetros musicais: 1)      Quem, geralmente, dá o título para uma música? a)                   Compositor b)                   Intérprete c)                   Arranjador d)                   Letrista (autor) e)                   Nenhuma das alternativas acima   2)      A música pode ao ser criada pode ter apenas melodia, neste caso a letra poderá ser criada depois pelo: a)        Compositor b)        Intérprete c)         Arranjador d)        Letrista (autor) e)        Nenhuma das alternativas acima   3)      O responsável por pensar a textura polifônica (várias vozes e timbre diferentes) para que a música seja utilizada para determinada função: a)        Compositor b)        Intérprete c)         Arranjador d)        Letrista (autor) e)        Nenhuma das alterna