Pular para o conteúdo principal

  

Depois da correria das provas da 2ª certificação, que tal trabalharmos nossas memórias? Se lembra de quando participou de alguma Festa Junina (ou Julina)? Cantou? Foi rei ou rainha das arrecadações para a festa? Brincou de pescaria, argolas ou foi preso pelo delegado pai da noiva? E a quadrilha seguida pelo forró, você dançou? Que tal despertar memórias tocando com a flauta doce, cantando ou acompanhando com percussão essa música?

 



Em compasso Binário (você irá contar 1-2/ 1-2). 

A nota mais grave é o Mi 3 (Mi grave com o orifício de trás fechado) a nota mais aguda é o Mi 4 (com o orifício de trás meio aberto). 

Já trabalhamos estas posições nas lições anteriores. Perceba que temos compassos sem notas e com a pausa da mínima, deveremos então esperar dois tempos em silêncio, mas contando a pulsação em sua cabeça. Tente ler a partitura, observando as notas e cantando (Solfejando), depois tente tocar na flauta doce, caso você esteja tocando percussão pode cantar as notas enquanto faz a pulsação na percussão e depois inserir um ritmo. Seguem o áudio em solo de flauta doce para você ouvir e acompanhar somente com a flauta e o link de acompanhamento para depois que conseguir tocar ou cantar... áudio anunciação flauta doce solo



Link para tocar, cantar com acompanhamento: 

https://www.youtube.com/watch?v=RzCDrDaV3jQ


Bons Estudos! Continue tocando :-)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5ª Aula Turma de 7º Ano

Se você conseguiu acompanhar todas as sugestões até aqui, já está conseguindo tocar! Vamos esquentar com um jogo das notas na clave de sol?  Giranotas   Clique AQUI para Jogar Você sabia que o Brasil produz muito lixo plástico? Veja esta matéria:  Clique AQUI para ver a matéria Lixo Vamos cuidar do nosso planeta Está sem flauta? Não gosta de tocar flauta? Que tal construirmos um instrumento de Garrafa PET?  Clique AQUI para ver o vídeo Vassourinha PET   Vamos observar o quadro abaixo, das figuras musicais e suas pausas: Quando colocamos grupo de figuras musicais lado a lado sobre uma pulsação constante, estamos produzindo células rítmicas. Vamos jogar para entender , perceber, ler e ouvir os ritmos?  Clique AQUI para jogar ritmo Utilizando as 5 notas que aprendeu poderá tocar a 1ª parte da música Asa Branca de Luiz Gonzaga:  SOL -LÁ- SI                            DÓ- RÉ         Se você já souber as notas mais agudas pode tocar a música até a parte final.  Clique AQUI para tocar Asa

Atividade dia 31-03-21 para 8ºanos - Figuras/pausas/flauta doce (e outros instrumentos)/ jogo composição virtual

Vamos treinar as notas musicais e suas posições na flauta doce? Tampe os orifícios correspondentes à posição da nota. A mão esquerda deve ficar na parte superior, com o polegar tampando o orifício de trás da flauta. A mão direita deverá ficar na parte inferior da flauta, o polegar deverá apoiar a parte de trás da flauta. Sopre suave. Vamos seguir as notas musicais na pauta na clave de sol? https://blockfloetengriffe.de/br/F.php?t=aDeu.1S.1c Você se lembra das figuras musicais? Elas são responsáveis pela duração de cada nota, ou seja , para sabermos se uma nota será mais longa ou mais curta utilizamos as figuras musicais para diferenciá-las. Tomamos um pulso regular como referência para perceber se os sons sõa mais longos ou curtos. Subdividimos e aprendemos os nomes das figuras musicais e suas respectivas pausas. Agora é hora de perceber estas figuras sobre uma pulsação. Treinaremos com o jogo palácio de Pozzoli ( que foi um músico que criou métodos para ajudar a ensinar ritmos). https

Questionário e resposta áudio (10/03/21- 7º anos)

Este questionário é no estilo de multipla escolha. Você pode recorrer as atividades anteriores para auxiliá-lo. Os assuntos são: Informações da Música e Parâmetros Sonoros. Boa tarefa :) Questionário Informações na música e parâmetros musicais: 1)      Quem, geralmente, dá o título para uma música? a)                   Compositor b)                   Intérprete c)                   Arranjador d)                   Letrista (autor) e)                   Nenhuma das alternativas acima   2)      A música pode ao ser criada pode ter apenas melodia, neste caso a letra poderá ser criada depois pelo: a)        Compositor b)        Intérprete c)         Arranjador d)        Letrista (autor) e)        Nenhuma das alternativas acima   3)      O responsável por pensar a textura polifônica (várias vozes e timbre diferentes) para que a música seja utilizada para determinada função: a)        Compositor b)        Intérprete c)         Arranjador d)        Letrista (autor) e)        Nenhuma das alterna