Pular para o conteúdo principal

Pulso e Compasso

 

PULSO E COMPASSO

Qual o movimento rítmico que faz o pêndulo do relógio? Tic, tac, tic, tac...

Como faz o soldado para marchar? Um, dois, um, dois, um, dois...

Se observarmos o movimento rítmico do coração, vamos constatar que ele bate com

regularidade. Ele faz: tuc, tuc, tuc, tuc... No tic, tac do relógio, no marchar do soldado e nas batidas do coração sentimos a pulsação.




 

PULSO ou PULSAÇÃO é uma batida regular e constante que serve como base para todo o ritmo da música. A pulsação não é ouvida, mas sentida. Já reparou que às vezes estamos ouvindo música e sem perceber nosso pé começa a acompanhar o ritmo? Pois esse movimento do pé é a pulsação da música.

No relógio, no coração ou na marcha de um soldado,  ouvimos essas batidas passarem igualmente e podemos perceber a regularidade dessas pulsações.

Quando representamos as batidas do coração em um gráfico escrito, elas ficam assim:


 Se pensamos em apenas um som mais simples e regular como o tic do relógio (linha vertical):

Percebendo o espaço de tempo (linha horizontal) que existe entre cada tic:

 

Podemos entender esta mesma estrutura escrita como musical se considerarmos o tempo e o pulso (experimente LER batendo o pé ou a mão cada vez que ver um pulso):

 

 

Vamos ouvir a música abaixo e seguir as pulsações? Observe que pulso não é o ritmo… para realizar as pulsações, você deverá bater palmas seguindo o tempo regular, como se fosse um reloginho, como vimos no gráfico acima, ok? Você pode bater palmas, bater os pés, tocar em um instrumento apenas mantendo a pulsação ou mesmo utilizar um objeto sonoramente (como um copo plástico por exemplo). Que tal este CARINHOSO (PIXINGUINHA) com um arranjo diferente? Se você quiser depois tentar criar ritmos sobre a pulsação fique à vontade? Vamos lá?

https://www.youtube.com/watch?v=w3SpJxpVfR4


Vamos Tocar na Flauta Doce?
Relembrando as figuras musicais de:
 mínima (dois tempos)
semínima (um tempo)
colcheia (meio tempo)
e as notas - SOL-LÁ-SI
Vamos fazer a canção SOL-LÁ -SI
https://www.youtube.com/watch?v=eEXKUGw65GU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5ª Aula Turma de 7º Ano

Se você conseguiu acompanhar todas as sugestões até aqui, já está conseguindo tocar! Vamos esquentar com um jogo das notas na clave de sol?  Giranotas   Clique AQUI para Jogar Você sabia que o Brasil produz muito lixo plástico? Veja esta matéria:  Clique AQUI para ver a matéria Lixo Vamos cuidar do nosso planeta Está sem flauta? Não gosta de tocar flauta? Que tal construirmos um instrumento de Garrafa PET?  Clique AQUI para ver o vídeo Vassourinha PET   Vamos observar o quadro abaixo, das figuras musicais e suas pausas: Quando colocamos grupo de figuras musicais lado a lado sobre uma pulsação constante, estamos produzindo células rítmicas. Vamos jogar para entender , perceber, ler e ouvir os ritmos?  Clique AQUI para jogar ritmo Utilizando as 5 notas que aprendeu poderá tocar a 1ª parte da música Asa Branca de Luiz Gonzaga:  SOL -LÁ- SI                            DÓ- RÉ         Se você já souber as notas mais agudas pode tocar a música até a parte final.  Clique AQUI para tocar Asa

Atividade dia 31-03-21 para 8ºanos - Figuras/pausas/flauta doce (e outros instrumentos)/ jogo composição virtual

Vamos treinar as notas musicais e suas posições na flauta doce? Tampe os orifícios correspondentes à posição da nota. A mão esquerda deve ficar na parte superior, com o polegar tampando o orifício de trás da flauta. A mão direita deverá ficar na parte inferior da flauta, o polegar deverá apoiar a parte de trás da flauta. Sopre suave. Vamos seguir as notas musicais na pauta na clave de sol? https://blockfloetengriffe.de/br/F.php?t=aDeu.1S.1c Você se lembra das figuras musicais? Elas são responsáveis pela duração de cada nota, ou seja , para sabermos se uma nota será mais longa ou mais curta utilizamos as figuras musicais para diferenciá-las. Tomamos um pulso regular como referência para perceber se os sons sõa mais longos ou curtos. Subdividimos e aprendemos os nomes das figuras musicais e suas respectivas pausas. Agora é hora de perceber estas figuras sobre uma pulsação. Treinaremos com o jogo palácio de Pozzoli ( que foi um músico que criou métodos para ajudar a ensinar ritmos). https

Questionário e resposta áudio (10/03/21- 7º anos)

Este questionário é no estilo de multipla escolha. Você pode recorrer as atividades anteriores para auxiliá-lo. Os assuntos são: Informações da Música e Parâmetros Sonoros. Boa tarefa :) Questionário Informações na música e parâmetros musicais: 1)      Quem, geralmente, dá o título para uma música? a)                   Compositor b)                   Intérprete c)                   Arranjador d)                   Letrista (autor) e)                   Nenhuma das alternativas acima   2)      A música pode ao ser criada pode ter apenas melodia, neste caso a letra poderá ser criada depois pelo: a)        Compositor b)        Intérprete c)         Arranjador d)        Letrista (autor) e)        Nenhuma das alternativas acima   3)      O responsável por pensar a textura polifônica (várias vozes e timbre diferentes) para que a música seja utilizada para determinada função: a)        Compositor b)        Intérprete c)         Arranjador d)        Letrista (autor) e)        Nenhuma das alterna