Pular para o conteúdo principal

Questionario parâmetros, informações na musica e renascença ( 10/03/2021 - 8º anos)

Este questionário é no estilo de multipla escolha. Você pode recorrer as atividades anteriores para auxiliá-lo. Os assuntos são: Informações da Música, Parâmetros Sonoros e Renascença.

Boa tarefa :)]

Questionário Informações na música, Parâmetros musicais e Renascença:

1)     1- Quem, geralmente, dá o título para uma música?

a)                  Compositor

b)                  Intérprete

c)                  Arranjador

d)                  Letrista (autor)

e)                  Nenhuma das alternativas acima

 

2)     2-A música pode ao ser criada pode ter apenas melodia, neste caso a letra poderá ser criada depois pelo:

a)        Compositor

b)        Intérprete

c)         Arranjador

d)        Letrista (autor)

e)        Nenhuma das alternativas acima

 

3)    3- O responsável por pensar a textura polifônica (várias vozes e timbre diferentes) para que a música seja utilizada para determinada função:

a)        Compositor

b)        Intérprete

c)         Arranjador

d)        Letrista (autor)

e)        Nenhuma das alternativas acima

 

4)   4-  Aquele que toca ou canta a música, colocando suas técnicas instrumentais com um toque de seus sentimentos para a composição se concretizar em sons e “virar’ música:

a)        Compositor

b)        Intérprete

c)         Arranjador

d)        Letrista (autor)

e)        Nenhuma das alternativas acima

 

 

 

5)     5-Sobre os parâmetros musicais: Se possuímos um ruído como o do ar condicionado funcionando por dois minutos (som longo) e de repente desliga (pausa), estamos nos referindo a (ao):

a)        Altura

b)        Duração

c)         Intensidade

d)        Timbre

e)        Nenhuma das alternativas acima

 

6)     6-Sobre os parâmetros musicais: Quando nos referimos que a Tuba é um instrumento de som metálico, que possui um som que é feito a partir do sopro da vibração dos dois lábios apertados, e que possui uma textura mais pesada, estamos nos referindo a(ao):

a)        Altura

b)        Duração

c)         Intensidade

d)        Timbre

e)        Nenhuma das alternativas acima

 

7)     7-Sobre os Parâmetros Musicais: Ao escutarmos as notas musicais em ordem crescente (Dó-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si), podemos perceber o som indo do mais grave ao mais agudo, estamos nos referindo a(ao):

a)        Altura

b)        Duração

c)         Intensidade

d)        Timbre

e)        Nenhuma das alternativas acima

 

8)     8-Sobre os Parâmetros Musicais: Quando estávamos em um show ouvindo um cantor e no refrão toda plateia começa a cantar junto (o som cresce em sua força), estamos nos referindo a (ao):

a)        Altura

b)        Duração

c)         Intensidade

d)        Timbre

e)        Nenhuma das alternativas acima

 

9)     9-Sobre a Renascença, marque a opção FALSA:

a)     Período de grande desenvolvimento nas letras, ciências e artes, inspiradas nos autores gregos e romanos.

b)     Período de grandes descobertas e descobertas do Homem, que passa a ser o centro das coisas.

c)      Não havia distinção entre a música sacra (da igreja) e a música profana (popular)

d)     Muito da vida musical da época eram nos salões ).

e)     Nenhuma das respostas acima

 

1  10)  Sobre a Renascença: A POLIFONIA, quer dizer:

a)     Uma única voz melódica na música.

b)     Uma única voz melódica e acompanhamento de percussão na música.

c)      Apenas o acompanhamento de percussão na música.

d)     Várias vozes melódicas na mesma música.

e)     Nenhuma das respostas acima.

 

1111-)  Sobre a Renascença: CHARAMELA é:

a)     Um instrumento de sopro renascentista

b)     Uma forma de cantar renascentista

c)      Um estilo musical renascentista

d)     Uma forma de tocar música sacra na renascença

e)     Nenhuma das respostas acima

 

12)  Sobre a renascença: Um grupo de Rock que ficou famoso por ter influências e utilizar timbres das músicas renascentistas foi:

a) Queen

b) The Yardbirds

c) Coldplay

d) Sepultura

 

😊 que bom que você fez 😊

Respostas:

1 A

2 D

3 C

4 B

5 B

6 D

7 A

8 C

9 C

10 D

11 A

12 B

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5ª Aula Turma de 7º Ano

Se você conseguiu acompanhar todas as sugestões até aqui, já está conseguindo tocar! Vamos esquentar com um jogo das notas na clave de sol?  Giranotas   Clique AQUI para Jogar Você sabia que o Brasil produz muito lixo plástico? Veja esta matéria:  Clique AQUI para ver a matéria Lixo Vamos cuidar do nosso planeta Está sem flauta? Não gosta de tocar flauta? Que tal construirmos um instrumento de Garrafa PET?  Clique AQUI para ver o vídeo Vassourinha PET   Vamos observar o quadro abaixo, das figuras musicais e suas pausas: Quando colocamos grupo de figuras musicais lado a lado sobre uma pulsação constante, estamos produzindo células rítmicas. Vamos jogar para entender , perceber, ler e ouvir os ritmos?  Clique AQUI para jogar ritmo Utilizando as 5 notas que aprendeu poderá tocar a 1ª parte da música Asa Branca de Luiz Gonzaga:  SOL -LÁ- SI                            DÓ- RÉ         Se você já souber as notas mais agudas pode tocar a música até a parte final.  Clique AQUI para tocar Asa

Atividade dia 31-03-21 para 8ºanos - Figuras/pausas/flauta doce (e outros instrumentos)/ jogo composição virtual

Vamos treinar as notas musicais e suas posições na flauta doce? Tampe os orifícios correspondentes à posição da nota. A mão esquerda deve ficar na parte superior, com o polegar tampando o orifício de trás da flauta. A mão direita deverá ficar na parte inferior da flauta, o polegar deverá apoiar a parte de trás da flauta. Sopre suave. Vamos seguir as notas musicais na pauta na clave de sol? https://blockfloetengriffe.de/br/F.php?t=aDeu.1S.1c Você se lembra das figuras musicais? Elas são responsáveis pela duração de cada nota, ou seja , para sabermos se uma nota será mais longa ou mais curta utilizamos as figuras musicais para diferenciá-las. Tomamos um pulso regular como referência para perceber se os sons sõa mais longos ou curtos. Subdividimos e aprendemos os nomes das figuras musicais e suas respectivas pausas. Agora é hora de perceber estas figuras sobre uma pulsação. Treinaremos com o jogo palácio de Pozzoli ( que foi um músico que criou métodos para ajudar a ensinar ritmos). https

Questionário e resposta áudio (10/03/21- 7º anos)

Este questionário é no estilo de multipla escolha. Você pode recorrer as atividades anteriores para auxiliá-lo. Os assuntos são: Informações da Música e Parâmetros Sonoros. Boa tarefa :) Questionário Informações na música e parâmetros musicais: 1)      Quem, geralmente, dá o título para uma música? a)                   Compositor b)                   Intérprete c)                   Arranjador d)                   Letrista (autor) e)                   Nenhuma das alternativas acima   2)      A música pode ao ser criada pode ter apenas melodia, neste caso a letra poderá ser criada depois pelo: a)        Compositor b)        Intérprete c)         Arranjador d)        Letrista (autor) e)        Nenhuma das alternativas acima   3)      O responsável por pensar a textura polifônica (várias vozes e timbre diferentes) para que a música seja utilizada para determinada função: a)        Compositor b)        Intérprete c)         Arranjador d)        Letrista (autor) e)        Nenhuma das alterna