Pular para o conteúdo principal

Boas vindas para as Turmas de 7º e 8º anos


SEJAM BEM VINDOS💓

Nesta semana de 08 a 12 de fevereiro acontece em nosso Campus a SEMANA DE ACOLHIMENTO E LETRAMENTO DIGITAL. Para saber mais Clique 
Olá! 
Sou a Prof.ª Niágara Cruz e estaremos juntos neste ano letivo 
com as turmas de e de anos!

Em nossos encontros de Educação Musical estudaremos juntos música, mas observando suas diferentes propriedades, como desenvolveu-se na história e como é utilizada. Utilizaremos textos, áudios e links de vídeos. 

Caso você queira tocar a flauta doce , que é o instrumento oficial de nosso colégio, deixarei à disposição mais duas sugestões: uma para quem já toca e já possui noção  e para quem nunca tocou. Você também poderá acompanhar com outros instrumentos caso já saiba tocar ou cantar e tocar instrumentos de percussões também.

 O importante neste delicado momento pelo qual passamos é que você consiga ter contato com a música da forma que lhe for possível.

 Estaremos sempre no ambiente Moodle do Colégio Pedro II, onde também poderão ser redirecionados para sugestões sobre os assuntos de cada encontro para links externos como vídeos (youtube,etc) ou jogos educativos musicais.

 Quando forem solicitados para algum tipo de atividade com interação, trabalhos ou respostas , será explicado como fazê-lo antes de cada atividade. 

- As atividades Assíncronas serão postadas quinzenalmente no ambiente moodle (sempre as 4ªs feiras).
- As atividades Síncronas ocorrerão uma vez por mês (as datas serão anunciadas) com a duração de uma hora e vinte minutos, sempre pelo moodle ou RNP.
- Por favor sempre que entrar em qualquer ambiente virtual (moodle, blog,etc) use o seu nome completo.


Bons estudos e bom ano escolar para todos !!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5ª Aula Turma de 7º Ano

Se você conseguiu acompanhar todas as sugestões até aqui, já está conseguindo tocar! Vamos esquentar com um jogo das notas na clave de sol?  Giranotas   Clique AQUI para Jogar Você sabia que o Brasil produz muito lixo plástico? Veja esta matéria:  Clique AQUI para ver a matéria Lixo Vamos cuidar do nosso planeta Está sem flauta? Não gosta de tocar flauta? Que tal construirmos um instrumento de Garrafa PET?  Clique AQUI para ver o vídeo Vassourinha PET   Vamos observar o quadro abaixo, das figuras musicais e suas pausas: Quando colocamos grupo de figuras musicais lado a lado sobre uma pulsação constante, estamos produzindo células rítmicas. Vamos jogar para entender , perceber, ler e ouvir os ritmos?  Clique AQUI para jogar ritmo Utilizando as 5 notas que aprendeu poderá tocar a 1ª parte da música Asa Branca de Luiz Gonzaga:  SOL -LÁ- SI                            DÓ- RÉ         Se você já souber as notas mais agudas pode tocar a música até a parte final.  Clique AQUI para tocar Asa

Atividade dia 31-03-21 para 8ºanos - Figuras/pausas/flauta doce (e outros instrumentos)/ jogo composição virtual

Vamos treinar as notas musicais e suas posições na flauta doce? Tampe os orifícios correspondentes à posição da nota. A mão esquerda deve ficar na parte superior, com o polegar tampando o orifício de trás da flauta. A mão direita deverá ficar na parte inferior da flauta, o polegar deverá apoiar a parte de trás da flauta. Sopre suave. Vamos seguir as notas musicais na pauta na clave de sol? https://blockfloetengriffe.de/br/F.php?t=aDeu.1S.1c Você se lembra das figuras musicais? Elas são responsáveis pela duração de cada nota, ou seja , para sabermos se uma nota será mais longa ou mais curta utilizamos as figuras musicais para diferenciá-las. Tomamos um pulso regular como referência para perceber se os sons sõa mais longos ou curtos. Subdividimos e aprendemos os nomes das figuras musicais e suas respectivas pausas. Agora é hora de perceber estas figuras sobre uma pulsação. Treinaremos com o jogo palácio de Pozzoli ( que foi um músico que criou métodos para ajudar a ensinar ritmos). https

Questionário e resposta áudio (10/03/21- 7º anos)

Este questionário é no estilo de multipla escolha. Você pode recorrer as atividades anteriores para auxiliá-lo. Os assuntos são: Informações da Música e Parâmetros Sonoros. Boa tarefa :) Questionário Informações na música e parâmetros musicais: 1)      Quem, geralmente, dá o título para uma música? a)                   Compositor b)                   Intérprete c)                   Arranjador d)                   Letrista (autor) e)                   Nenhuma das alternativas acima   2)      A música pode ao ser criada pode ter apenas melodia, neste caso a letra poderá ser criada depois pelo: a)        Compositor b)        Intérprete c)         Arranjador d)        Letrista (autor) e)        Nenhuma das alternativas acima   3)      O responsável por pensar a textura polifônica (várias vozes e timbre diferentes) para que a música seja utilizada para determinada função: a)        Compositor b)        Intérprete c)         Arranjador d)        Letrista (autor) e)        Nenhuma das alterna