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Ouvir e Perceber - 7º anos- Encontro Síncrono -18/02/21

                            


Resumo do encontro Síncrono:

1-      Ouvimos Halleluya na flauta doce e celular acompanhando com piano playback. 

Clique AQUI para ver e ouvir Halleluya

2-      Apresentação da prof aos alunos e importância da flauta doce 

3-      Turma se posicionou sobre o que sabem tocar, instrumentos e sobre leitura de partitura.

4-      As diferenças sobre apenas ouvir e ouvir e perceber.

5-      Necessidade das informações corretas das músicas: título, compositor, intérprete, arranjador e autor da letra. 

6-      Parâmetros sonoros: Altura, Intensidade, Duração e Timbre, com exemplos nos instrumentos

7-      Audição de Halleluja com flauta doce e com transversa p ouvirem diferenças dos timbres

8-      Desenho do Snoopy - percepção de sons e imagens.para ver Soopy clique AQUI


Conteúdo (texto Apostila de Ed musical do Cp2 Tij 2)

PARÂMETROS DO SOM

Aprendemos que cada som possui quatro propriedades ou parâmetros que nosso ouvido

pode identificar: altura, intensidade, duração e timbre.

Vamos recordar cada um dos parâmetros?

ALTURA

É a propriedade do som por meio

da qual podemos distinguir se ele é

agudo ou grave. Quanto maior for a

frequência de uma onda sonora, mais

agudo é o som, logo, isto é determinado

pelo número de vibrações da onda sonora

por segundo.

São essas vibrações que definem

cada uma das notas musicais: dó, ré, mi,

fá, sol, lá, si; assim, a velocidade da onda

sonora determina a altura do som.

Como sons intermediários entre

graves e agudos, temos os sons médios.

Então, os sons estão localizados em cada uma dessas REGIÕES DA ALTURA DOS SONS (GRAVE,

MÉDIA E AGUDA). Também existem as regiões mais graves e mais agudas.

A altura dos sons depende também do tamanho dos corpos que vibram. Uma corda fina e

curta produz sons mais agudos que os de uma corda longa e grossa. Por isso, o cavaquinho é mais

agudo do que o violão. Assim como uma flauta pequenina de tubo bem fino também produz sons

mais agudos do que um instrumento de sopro com um tubo longo e grosso como a TUBA!

Vamos lembrar das notas musicais e dos REGISTROS (também

chamados de sequência), que indicam a região da altura do som onde a nota se encontra? Veja

mais a frente quando fizermos a revisão das notas musicais. Aliás, cada nota tem uma altura

determinada, certo?

INTENSIDADE

É a força do som, isto é, a intensidade é a propriedade do som que o caracteriza como

muito fraco, médio, forte ou muito forte. É semelhante ao que habitualmente chamamos volume.

Uma sucessão de sons que vão do mais suave ao mais forte pode dar a sensação de algo

que vai crescendo. Uma sucessão de sons no sentido inverso pode dar a sensação contrária: algo

que vai diminuindo.


DURAÇÃO

É o tempo que o som permanece em nossos ouvidos, isto é, se o som é curto ou longo. A

duração dos sons depende do tempo de vibração do objeto que os produz. Alguns sons têm uma

ressonância curta, isto é, continuam soando por um breve período de tempo até se extinguirem,

como os sons dos tambores ou de um relógio; e outros têm uma ressonância longa, como os sons

dos sinos e buzinas.

Fooo oooooooooooooooooooooooooooom!

Tic Tac Tic Tac


Veja só:

A combinação das notas musicais nas suas mais variadas alturas cria a melodia da música.

A combinação de diferentes intensidades cria a dinâmica da música.

A combinação de diferentes durações cria o ritmo da música!


TIMBRE

É a propriedade do som que permite distinguir a fonte sonora que o produz.

A voz de cada pessoa tem um timbre peculiar, tão individual quanto às impressões

digitais, pois podemos reconhecer a pessoa que está falando sem vê-la. O mesmo acontece com

os diferentes instrumentos musicais. Em muitas ocasiões nos perguntamos qual é o instrumento

que está tocando em uma música no rádio ou em um disco. Será um violão ou um cavaquinho?

Para identificá-los, é preciso conhecer e já ter escutado esses instrumentos. Caso contrário, não

podemos determinar exatamente de que instrumento se trata, embora possamos provavelmente

dizer se é um instrumento de corda, de sopro ou de percussão!

:-)

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