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Encontro Síncrono Turmas de 8º (dias 19-22-26 de Fevereiro-21)

 




Que bom estar com vocês!💓 Este é o conteúdo do nosso encontro Síncrono dos 8º anos ( semana dos dias 19-22-26 de Fevereiro - 21):

Vamos ouvir flauta doce e flauta transversa? Eu toquei para vocês, mas se você já souber tocar um pouco pode tentar, pode tentar com a sua voz ou outro instrumento que tenhas a disposição... só seguir a partitura do vídeo! Olhos e ouvidos atentos 👀👂

Conversamos sobre esta música e sobre as informações básicas que são importantes para entendermos melhor uma música, são elas:

TÍTULO: o nome que a música recebe quando é criada. Ex: HALLELUJAH

COMPOSITOR: aquele que cria (inventa) a música. Ex: Leonardo Cohen (ele criou a Hallelujah)

INTÉRPRETE: aquele que toca ou canta a música ( que faz a música soar). ( o próprio Leonard Cohen cantou a música também, mas poderia ter passado para outro cantor). O intérprete procura realizar a música muito parecida com o que o compositor criou, mas pode colocar seus sentimentos quando toca ou canta, dando mais dinâmica a música. As Vezes ele pode também IMPROVISAR sobre a música ( criar frases musicais para enfeitar mais a música).

ARRANJADOR: aquele que pensa em estruturar a música para uma determinada função. Ex: o arranjador coloca determinados instrumentos para a música tocar na igreja  ou pode colocar outros instrumentos para fazer a trilha de um filme, pode também mudar a estrutura rítmica de uma música mais instrospectiva para uma música mais agitada.

DADO HISTÓRICO: por vezes uma música pode ser feita em um determinado período, depois ser "esquecida" e muito depois "voltar" com outro arranjo. Ex: BACH compôs uma música chamada PRELÚDIO nºI em C ( VOL.I Cravo bem temperado). esta música foi tocada por seus alunos, e depois ficou muito tempo "sumida"...só tempos depois que GONOUD a achou e criou a melodia por cima do prelúdio do Bach, formando a Ave Maria que conhecemos e ouvimos muito nos casamentos e igrejas até hoje. Será que esta música que ouvimos hoje a HALLELUJAH irá sumir um tempo e retornar? E se isto acontecer será que você a reconheceria? Para reconhecê-la você deverá saber reconhecer os sons característico dela...

Estudamos um pouco mais nestes sons  revendo os PARÂMETROS SONOROS:

Aprendemos que cada som possui quatro propriedades ou parâmetros que nosso ouvido pode identificar: altura, intensidade, duração e timbre. Todos estes formam o desenho da Onda Sonora.  Que tal um Jogo para você treinar um pouco? para jogar com ondas sonoras clique AQUI

ALTURA

É a propriedade do som por meio da qual podemos distinguir se ele é agudo ou grave. Quanto maior for a frequência de uma onda sonora, mais agudo é o som, logo, isto é determinado pelo número de vibrações da onda sonora por segundo.

São essas vibrações que definem cada uma das notas musicais: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si; assim, a velocidade da onda sonora determina a altura do som.

Como sons intermediários entre graves e agudos, temos os sons médios. Então, os sons estão localizados em cada uma dessas REGIÕES DA ALTURA DOS SONS (GRAVE, MÉDIA E AGUDA). Também existem as regiões mais graves e mais agudas. Atenção! Esta observação é importantíssima, já que teremos a oportunidade de aprender mais sobre instrumentos musicais diversos:

A altura dos sons depende também do tamanho dos corpos que vibram. Uma corda fina e curta produz sons mais agudos que os de uma corda longa e grossa. Por isso, o cavaquinho é mais agudo do que o violão. Assim como uma flauta pequenina de tubo bem fino também produz sons mais agudos do que um instrumento de sopro com um tubo longo e grosso como a TUBA!

Aproveitando a revisão, vamos lembrar das notas musicais e dos REGISTROS (tambémchamados de sequência), que indicam a região da altura do som onde a nota se encontra? Veja mais a frente quando fizermos a revisão das notas musicais. Aliás, cada nota tem uma altura determinada, certo?

INTENSIDADE

É a força do som, isto é, a intensidade é a propriedade do som que o caracteriza como muito fraco, médio, forte ou muito forte. É semelhante ao que habitualmente chamamos volume. Uma sucessão de sons que vão do mais suave ao mais forte pode dar a sensação de algo que vai crescendo. Uma sucessão de sons no sentido inverso pode dar a sensação contrária: algo que vai diminuindo. 

DURAÇÃO

É o tempo que o som permanece em nossos ouvidos, isto é, se o som é curto ou longo. A duração dos sons depende do tempo de vibração do objeto que os produz. Alguns sons têm uma ressonância curta, isto é, continuam soando por um breve período de tempo até se extinguirem, como os sons dos tambores ou de um relógio; e outros têm uma ressonância longa, como os sons dos sinos e buzinas.

Fooo oooooooooooooooooooooooooooom!  Tic Tac Tic Tac


TIMBRE

É a propriedade do som que permite distinguir a fonte sonora que o produz. A voz de cada pessoa tem um timbre peculiar, tão individual quanto às impressões digitais, pois podemos reconhecer a pessoa que está falando sem vê-la. O mesmo acontece com os diferentes instrumentos musicais. Em muitas ocasiões nos perguntamos qual é o instrumento que está tocando em uma música no rádio ou em um disco. Será um violão ou um cavaquinho? Para identificá-los, é preciso conhecer e já ter escutado esses instrumentos. Caso contrário, não podemos determinar exatamente de que instrumento se trata, embora possamos provavelmente dizer se é um instrumento de corda, de sopro ou de percussão!

Veja só:

A combinação das notas musicais nas suas mais variadas alturas cria a melodia da música. A combinação de diferentes intensidades cria a dinâmica da música. A combinação de diferentes durações cria o ritmo da música!

"texto da apostila de Ed Musical do CP2 Tijuca 2"

...e como era antigamente?

Na época da Renascença: (RELEMBRANDO...)

RENASCIMENTO

 Período de grande desenvolvimento nas letras, ciências e artes, inspiradas nos autores

gregos e romanos.

 Grande interesse voltado ao saber e à cultura; período de grandes descobertas e

explorações.

 O Renascimento foi marcado pela descoberta do homem. O homem passou a ser

considerado como centro e medida de todas as coisas.

 Característica da música da Renascença: Polifonia, que é a execução simultânea de duas

ou mais melodias diferentes, que combinam entre si.

 Setores da vida musical da época: igreja, palácios e residências burguesas.

Havia distinção entre música sacra (canto gregoriano) e música profana ou secular (madrigal).

 Principais compositores: Palestrina (1525-1594), Orlando di Lasso (1532-1594) e Joaquin

Des Prés (1450-1521) dentre outros.

Exemplo musical da Polifonia Coral : Clique AQUI para ver e ouvir Josquin Des Prez

Exemplos Instrumentais Orquestras Renascentistas : Clique AQUI para ver e ouvir Orquestras Renascentistas

Vimos as influências do estilo Renascentista no grupo de Rock Yardbird, você conseguiu percebê-las?

The Yarbirds foi cronologicamente o terceiro grupo de rock a aparecer cronologicamente na decada de 60. Ficou famoso tambem por ser o celeiro de 3 dos maiores guitarristas: Eric Clapton, Jimi Page e Jeff Beck.

A sua música se caraterizou por utilizar e misturar rithym and blues (por causa dos guitarristas) e música medieval e renscentista ( por causa do cantor que cantava na igreja).Esta música parece uma mistura de música eclesiástica e de trovadores. Inicia-se com alguns compassos de percussão até 0,12 e aí começa um canto coral  que vai servir de "chão" durante toda a música. Aos 0,45 entra o cantor solista concomitantemente com os sinos ( que fazem os baixos) e vai até 1,23.
A música como um todo parece ser uma balada, já que a melodia das estrofes do canto é sempre a mesma.  Para ouvir clique AQUI


Nesta outra música o guitarrista usa uma distorção para imitar o som de um instrumento medieval, a charamela, que tem um  som anasalado tocando uma melodia de dança que é usada como "riff" até 0,10. Varias danças medievais eram dançadas com sapateados e saltos. Entra o canto e vai até 0,30 seguido de uma ponte que vai até 0,40. Entra uma melodia épica até 0,50. Após o riff em 1,40 segue um improviso até o final. A improvisação  era prática comúm na época  medieval. Para ouvir clique AQUI

Espero que vocês tenham curtido a aula pessoal e que utilizem o que aprenderam para analisar o que estão ouvindo...
Até a próxima pessoal! 🎼🎵


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