Pular para o conteúdo principal

5ª Aula Turma 8º ano

 





Olá!!!
Lembra-se do Gramofone com disco de cera e depois da Vitrola com o Disco de Vinil?  Hoje continuaremos com a Fita Magnética K7. É bem provável que se você perguntar ao seus familiares sobre a "Fita K7" eles se recordarão e poderão te explicar também. Para chegarmos a portabilidade das músicas em seu celular muitos equipamentos e tecnologias tiveram que ser desenvolvidas... Deixaremos aqui dois aspectos, assim você poderá compreender melhor como aconteceu  no decorrer da história e como ela funcionava:

1- A História da Fita K7 : para ver história ficat k7 Clique AQUI

2- O funcionamento da Fita K7: Para ver Funcionamento da Fita K7 Clique AQUI


...mas vamos interagir e jogar um pouco? 😅kkkk

Vamos começar com um jogo BOMBA das notas na clave de sol?

Se você conseguiu fazer o jogo bomba, vamos então passar para a leitura de ritmo? quando juntamos figuras em uma mesma pulsação regular, obteremos ritmos. Clique AQUI para jogar ritmo


Já que falamos em instrumentos musicais alternativos (aqueles que não são convencionalmente contruídos) que tal construirmos uma Vassourinha PET, reaproveitando as garrafas PETs? 
Se você não tem a flauta doce  é uma alternativa bem interessante 😎Contribua com a natureza, colabore descartando o lixo reciclável corretamente ou mesmo reutilizando-os. Clique AQUI para ver o vídeo VAssourinha PET


Você já sabe as notas na Flauta Doce? 

As posições das notas da parte mais grave até a região média, você já dominou?      Então vamos para a região mais aguda :


                                                     Região grave/média da flauta doce 
                                                dó    ré      mi     fá    sol    lá      si

                      Região médio/aguda da flauta doce (lembre-se de tapar apenas metade do                                              orifício de trás e soprar com mais pressão)
                                                        dó     ré     mi      fa     sol    lá      si 

Após revermos as posições da aula passada, vamos tentar tocar estas músicas novas? 

1- Lembra-se do período clássico? Um dos compositores mais significativo foi Amadeus V. Mozart. Exite uma música que ele utilizou como cânone, e ainda hoje, as vezes é atribuída à ele e as vezes é tida como folclórica, mas o fato é que ela é muito tocada no Natal por sua linda mensagem de paz. Vamos tocar Dona Nobis Pacem? Clique AQUI para tocar Dona Nobis Pacem

2- Outra música muito utilizada para o período Natalino, mas de caráter mais popular é Imagine de John Lennon. Apesar de todo o período difícil pelo qual estava passando em sua época, John Lennon compôs esta música pensando em estimular as pessoas a ter um mundo melhor imaginando situações boas. Para tocar Imagine clique AQUI


Percepção Sonora e Reflexão sobre as Atualidades... 
Vivemos um momento em que sabemos que todos podemos estar triste e podemos pensar que seria ótmo se tivéssemos super poderes ... mas os Super heróis também ficam tristes 😢. Talvez o que possamos perceber é que se pudermos vivenciar esta tristeza através da arte podermos expressá-la e assim permitirmo-nos um novo estado de ânimo posterior...
é a transformação através da arte💓💙💚💛💜
Vamos tocar este tema do Anime NARUTO?



Boa semana com muitas transformações através da arte musical!
 Parabéns por continuar estudando!
Até a próxima!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5ª Aula Turma de 7º Ano

Se você conseguiu acompanhar todas as sugestões até aqui, já está conseguindo tocar! Vamos esquentar com um jogo das notas na clave de sol?  Giranotas   Clique AQUI para Jogar Você sabia que o Brasil produz muito lixo plástico? Veja esta matéria:  Clique AQUI para ver a matéria Lixo Vamos cuidar do nosso planeta Está sem flauta? Não gosta de tocar flauta? Que tal construirmos um instrumento de Garrafa PET?  Clique AQUI para ver o vídeo Vassourinha PET   Vamos observar o quadro abaixo, das figuras musicais e suas pausas: Quando colocamos grupo de figuras musicais lado a lado sobre uma pulsação constante, estamos produzindo células rítmicas. Vamos jogar para entender , perceber, ler e ouvir os ritmos?  Clique AQUI para jogar ritmo Utilizando as 5 notas que aprendeu poderá tocar a 1ª parte da música Asa Branca de Luiz Gonzaga:  SOL -LÁ- SI                            DÓ- RÉ         Se você já souber as notas mais agudas pode tocar a música até a parte final.  Clique AQUI para tocar Asa

Atividade dia 31-03-21 para 8ºanos - Figuras/pausas/flauta doce (e outros instrumentos)/ jogo composição virtual

Vamos treinar as notas musicais e suas posições na flauta doce? Tampe os orifícios correspondentes à posição da nota. A mão esquerda deve ficar na parte superior, com o polegar tampando o orifício de trás da flauta. A mão direita deverá ficar na parte inferior da flauta, o polegar deverá apoiar a parte de trás da flauta. Sopre suave. Vamos seguir as notas musicais na pauta na clave de sol? https://blockfloetengriffe.de/br/F.php?t=aDeu.1S.1c Você se lembra das figuras musicais? Elas são responsáveis pela duração de cada nota, ou seja , para sabermos se uma nota será mais longa ou mais curta utilizamos as figuras musicais para diferenciá-las. Tomamos um pulso regular como referência para perceber se os sons sõa mais longos ou curtos. Subdividimos e aprendemos os nomes das figuras musicais e suas respectivas pausas. Agora é hora de perceber estas figuras sobre uma pulsação. Treinaremos com o jogo palácio de Pozzoli ( que foi um músico que criou métodos para ajudar a ensinar ritmos). https

Questionário e resposta áudio (10/03/21- 7º anos)

Este questionário é no estilo de multipla escolha. Você pode recorrer as atividades anteriores para auxiliá-lo. Os assuntos são: Informações da Música e Parâmetros Sonoros. Boa tarefa :) Questionário Informações na música e parâmetros musicais: 1)      Quem, geralmente, dá o título para uma música? a)                   Compositor b)                   Intérprete c)                   Arranjador d)                   Letrista (autor) e)                   Nenhuma das alternativas acima   2)      A música pode ao ser criada pode ter apenas melodia, neste caso a letra poderá ser criada depois pelo: a)        Compositor b)        Intérprete c)         Arranjador d)        Letrista (autor) e)        Nenhuma das alternativas acima   3)      O responsável por pensar a textura polifônica (várias vozes e timbre diferentes) para que a música seja utilizada para determinada função: a)        Compositor b)        Intérprete c)         Arranjador d)        Letrista (autor) e)        Nenhuma das alterna