Pular para o conteúdo principal

4ª Aula turmas 8º ano

 



Oiiiii!!!!
Que bom que você está retornando e dando sequência  ao seu aprendizado musical!
Creio que você percebeu a diferença entre o seu aparelho celular e o gramofone na aula anterior, pois apesar dos dois aparelhos reproduzirem música os processos para o som se concretizar são muito diferentes e muitas pesquisas e equipamentos foram necessários até chegarmos a portabilidade da nuvem de seu celular. Hoje vamos conhecer o Disco de Vinil ou LP (Long Play) que era reproduzido no equipamento chamado Vitrola Clique AQUI para ver o vídeo do LP



Vamos começar com um jogo das notas na clave de sol?




No Apoio e Reforço de Flauta Doce hoje utilizaremos as três notas que aprendemos anteriormente (Sol- Lá e Si) , que além dos movimentos ascendentes e descendentes , estarão com as figuras musicas de :
Mínima (vale dois tempos)
Semínima (vale um tempo) 
Colcheia (vale meio tempo).



Você se lembra das figuras musicais? Elas são responsáveis pela duração de cada nota, ou seja , para sabermos se uma nota será mais longa ou mais curta utilizamos as figuras musicais para diferenciá-las. Percebemos a pulsação (que é a batida regular ) e organizamos o ritmo sobre esta pulsação.  Vamos jogar para relembrar?Clique AQUI para jogar


Você já sabe as notas na Flauta Doce? 

As posições das notas da parte mais grave até a região média, você já dominou?      Então vamos para a região mais aguda :


                                                     Região grave/média da flauta doce 
                                                dó    ré      mi     fá    sol    lá      si



                      Região médio/aguda da flauta doce (lembre-se de tapar apenas metade do                                              orifício de trás e soprar com mais pressão)
                                                        dó     ré     mi      fa     sol    lá      si 

E agora, vamos ler a partitura e tentar tocar na flauta doce este trecho musical que é o Tema da 9º Sinfonia do Compositor L. van Beethoven: Hino para a Alegria:

Vamos tentar com um acompanhamento musical? Para ver o vídeo clique AQUI

Se Você já sabe bem flauta doce que tal tentar tocar estas duas músicas?


PERÍODO CLÁSSICO: Clique AQUI para ver o vídeo Orquestras 3


Percepção sonora e Reflexão sobre as atualidades... Você já viu ou ouviu e procurou focar em alguma trilha sonora de algum filme que gostou? 
 Quais instrumentos você pode distinguir? Percebeu se existe ou se seria possível ser tocado com a flauta doce? 

Boa semana e Parabéns por continuar estudando!
Até a próxima!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5ª Aula Turma de 7º Ano

Se você conseguiu acompanhar todas as sugestões até aqui, já está conseguindo tocar! Vamos esquentar com um jogo das notas na clave de sol?  Giranotas   Clique AQUI para Jogar Você sabia que o Brasil produz muito lixo plástico? Veja esta matéria:  Clique AQUI para ver a matéria Lixo Vamos cuidar do nosso planeta Está sem flauta? Não gosta de tocar flauta? Que tal construirmos um instrumento de Garrafa PET?  Clique AQUI para ver o vídeo Vassourinha PET   Vamos observar o quadro abaixo, das figuras musicais e suas pausas: Quando colocamos grupo de figuras musicais lado a lado sobre uma pulsação constante, estamos produzindo células rítmicas. Vamos jogar para entender , perceber, ler e ouvir os ritmos?  Clique AQUI para jogar ritmo Utilizando as 5 notas que aprendeu poderá tocar a 1ª parte da música Asa Branca de Luiz Gonzaga:  SOL -LÁ- SI                            DÓ- RÉ         Se você já souber as notas mais agudas pode tocar a música até a parte final.  Clique AQUI para tocar Asa

Atividade dia 31-03-21 para 8ºanos - Figuras/pausas/flauta doce (e outros instrumentos)/ jogo composição virtual

Vamos treinar as notas musicais e suas posições na flauta doce? Tampe os orifícios correspondentes à posição da nota. A mão esquerda deve ficar na parte superior, com o polegar tampando o orifício de trás da flauta. A mão direita deverá ficar na parte inferior da flauta, o polegar deverá apoiar a parte de trás da flauta. Sopre suave. Vamos seguir as notas musicais na pauta na clave de sol? https://blockfloetengriffe.de/br/F.php?t=aDeu.1S.1c Você se lembra das figuras musicais? Elas são responsáveis pela duração de cada nota, ou seja , para sabermos se uma nota será mais longa ou mais curta utilizamos as figuras musicais para diferenciá-las. Tomamos um pulso regular como referência para perceber se os sons sõa mais longos ou curtos. Subdividimos e aprendemos os nomes das figuras musicais e suas respectivas pausas. Agora é hora de perceber estas figuras sobre uma pulsação. Treinaremos com o jogo palácio de Pozzoli ( que foi um músico que criou métodos para ajudar a ensinar ritmos). https

Questionário e resposta áudio (10/03/21- 7º anos)

Este questionário é no estilo de multipla escolha. Você pode recorrer as atividades anteriores para auxiliá-lo. Os assuntos são: Informações da Música e Parâmetros Sonoros. Boa tarefa :) Questionário Informações na música e parâmetros musicais: 1)      Quem, geralmente, dá o título para uma música? a)                   Compositor b)                   Intérprete c)                   Arranjador d)                   Letrista (autor) e)                   Nenhuma das alternativas acima   2)      A música pode ao ser criada pode ter apenas melodia, neste caso a letra poderá ser criada depois pelo: a)        Compositor b)        Intérprete c)         Arranjador d)        Letrista (autor) e)        Nenhuma das alternativas acima   3)      O responsável por pensar a textura polifônica (várias vozes e timbre diferentes) para que a música seja utilizada para determinada função: a)        Compositor b)        Intérprete c)         Arranjador d)        Letrista (autor) e)        Nenhuma das alterna