Pular para o conteúdo principal

4º Aula Turma 7º anos

 


Olá!!! 
Que bom que você está retornando e dando sequência  ao seu aprendizado musical!
Vamos começar com um jogo das notas na clave de sol?

No Apoio e Reforço de Flauta Doce hoje utilizaremos as três notas que aprendemos anteriormente (Sol- Lá e Si) , que além dos movimentos ascendentes e descendentes , estarão com as figuras musicas de :
Mínima (vale dois tempos)
Semínima (vale um tempo) 
Colcheia (vale meio tempo).



Você se lembra das figuras musicais? Elas são responsáveis pela duração de cada nota, ou seja , para sabermos se uma nota será mais longa ou mais curta utilizamos as figuras musicais para diferenciá-las.

Vamos jogar para relembrar?Clique AQUI para jogar


Você já sabe as notas na Flauta Doce? 

As posições das notas sol, lá e si você já dominou?      Então vamos para Dó e Ré :

                                                     

E agora, vamos ler a partitura e tentar tocar na flauta doce este trecho musical que é o Tema da 9º Sinfonia do Compositor L. van Beethoven: Hino para a Alegria:

Vamos tentar com um acompanhamento musical? Para ver o vídeo clique AQUI



Percepção sonora e Reflexão sobre as atualidades... Você já viu ou ouviu falar sobre a série Anne With an e ? 
já ouviu a trilha sonora? Quais instrumentos você pode distinguir? Percebeu a flauta doce? Você acha que o estilo musical desta série estaria mais inspirado para a Idade Média, Renascimento ou Barroco? Caso não tenha visto esta série, você conhece outros filmes , séries e desenhos onde a flauta doce aparece? Saberia dizer em qual período os compositores atuais teriam se inspirado para criarem as trilhas sonoras? Vamos conferir na próxima aula?

Boa semana e um jardim de alegrias para você
Até a próxima!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5ª Aula Turma de 7º Ano

Se você conseguiu acompanhar todas as sugestões até aqui, já está conseguindo tocar! Vamos esquentar com um jogo das notas na clave de sol?  Giranotas   Clique AQUI para Jogar Você sabia que o Brasil produz muito lixo plástico? Veja esta matéria:  Clique AQUI para ver a matéria Lixo Vamos cuidar do nosso planeta Está sem flauta? Não gosta de tocar flauta? Que tal construirmos um instrumento de Garrafa PET?  Clique AQUI para ver o vídeo Vassourinha PET   Vamos observar o quadro abaixo, das figuras musicais e suas pausas: Quando colocamos grupo de figuras musicais lado a lado sobre uma pulsação constante, estamos produzindo células rítmicas. Vamos jogar para entender , perceber, ler e ouvir os ritmos?  Clique AQUI para jogar ritmo Utilizando as 5 notas que aprendeu poderá tocar a 1ª parte da música Asa Branca de Luiz Gonzaga:  SOL -LÁ- SI                            DÓ- RÉ         Se você já souber as notas mais agudas pode tocar a música até a parte final.  Clique AQUI para tocar Asa

Atividade dia 31-03-21 para 8ºanos - Figuras/pausas/flauta doce (e outros instrumentos)/ jogo composição virtual

Vamos treinar as notas musicais e suas posições na flauta doce? Tampe os orifícios correspondentes à posição da nota. A mão esquerda deve ficar na parte superior, com o polegar tampando o orifício de trás da flauta. A mão direita deverá ficar na parte inferior da flauta, o polegar deverá apoiar a parte de trás da flauta. Sopre suave. Vamos seguir as notas musicais na pauta na clave de sol? https://blockfloetengriffe.de/br/F.php?t=aDeu.1S.1c Você se lembra das figuras musicais? Elas são responsáveis pela duração de cada nota, ou seja , para sabermos se uma nota será mais longa ou mais curta utilizamos as figuras musicais para diferenciá-las. Tomamos um pulso regular como referência para perceber se os sons sõa mais longos ou curtos. Subdividimos e aprendemos os nomes das figuras musicais e suas respectivas pausas. Agora é hora de perceber estas figuras sobre uma pulsação. Treinaremos com o jogo palácio de Pozzoli ( que foi um músico que criou métodos para ajudar a ensinar ritmos). https

Questionário e resposta áudio (10/03/21- 7º anos)

Este questionário é no estilo de multipla escolha. Você pode recorrer as atividades anteriores para auxiliá-lo. Os assuntos são: Informações da Música e Parâmetros Sonoros. Boa tarefa :) Questionário Informações na música e parâmetros musicais: 1)      Quem, geralmente, dá o título para uma música? a)                   Compositor b)                   Intérprete c)                   Arranjador d)                   Letrista (autor) e)                   Nenhuma das alternativas acima   2)      A música pode ao ser criada pode ter apenas melodia, neste caso a letra poderá ser criada depois pelo: a)        Compositor b)        Intérprete c)         Arranjador d)        Letrista (autor) e)        Nenhuma das alternativas acima   3)      O responsável por pensar a textura polifônica (várias vozes e timbre diferentes) para que a música seja utilizada para determinada função: a)        Compositor b)        Intérprete c)         Arranjador d)        Letrista (autor) e)        Nenhuma das alterna