Pular para o conteúdo principal

Aula 2 - turmas 8º anos

Olá 8º ano! Que bom que você retornou! Vamos continuar nossos estudos?



 Você conseguiu tocar a sua flauta doce e fazer a primeira nota? Observou a posição dela na pauta? Conseguiu emitir um som bonito? Vamos então para a 2ª e a 3ª notas? Veja e pratique com o vídeo Apoio da Flauta Doce (nº 2) - para quem está começando e/ou precisa de apoio com a flauta doce.

Clique AQUI para vídeo nota Lá

Clique AQUI para vídeo nota Sol 

Sobre a RENASCENÇA:

Nos Séculos XV e XVI as pessoas começaram a buscar outras formas para compor músicas e foi nas formas Gregas e Romanas, ou seja, fizeram Re-nascer estas influências destas culturas. As músicas tinham intervalos dissonantes, então começaram a suavizar com intervalos de 3ª e 6ª para amaciar as sensações e passaram a ter então tonalidades maiores e ou menores. realizaram o Sistema Modal (que seria correspondentes as escalas) e que continha 8 Modos, sendo 4 principais e 4 derivados destes.  

 Foi a idade das grandes descobertas e explorações advindas das viagens de descobrimentos como a imprensa musical. No final do Séc. XVI os luteranos ( liderados por Martin Lutero) criaram para seu culto uma música muito simples, feita para que todos os seus fiéis cantassem ao mesmo tempo, chamada CORAL, e era ao contrário da igreja Católica onde quem conduzia a Missa era quem cantava. Vendo a igreja Católica que esta nova forma havia dado certo, procurou també simplificar seus cantos. Missas, Hinos e Motetos e outros cânticos eram compostos para suprir as necessidades religiosas, e a Polifionia ( músicas que possui diferente melodias cantadas ao mesmo tempo)  chega ao seu auge. Alguns compositores do Renascimento: Josquin des Prez, tjomas Tallis entre outros...

A música não acontecia somente nos lugares religiosos, ela era forma viva para a dança e também para a guerra ( vemos muito a presença dos tambores nos grupos renascentistas com seus toques, solando). Os grupos geralmente utilizavam mais instrumentos de sopro e percussão ou instrumentos de cordas e percussão. Os instrumentos também tocavam em polifonia. 



Você reparou na minha figurinha? Sabe qual instrumento é aquele ? É o Alaúde, e era muito usado nos conjuntos renascentistas... Vamos aprender mais sobre as Orquestras?

clique AQUI para vídeos Orquestras 2  

Está com saudade de tocar a flauta doce? Será que você se lembra das posições das notas na escala de DÓM? E as posições das notas na pauta com a clave de sol? Vamos tentar tocar esta música apenas com a partitura? 

                                      



             Você sabe como foi possível gravar o som? Vamos descobrir na História dos Aparelhos de reprodução sonora .

        clique AQUI para Fonógrafo   

                                                


Espero que estejam curtindo, ouvindo e tocando!

                                        Saudades!!!  Até a próxima atividade 😀

Última atualização: Thursday, 15 Oct 2020, 16:20

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5ª Aula Turma de 7º Ano

Se você conseguiu acompanhar todas as sugestões até aqui, já está conseguindo tocar! Vamos esquentar com um jogo das notas na clave de sol?  Giranotas   Clique AQUI para Jogar Você sabia que o Brasil produz muito lixo plástico? Veja esta matéria:  Clique AQUI para ver a matéria Lixo Vamos cuidar do nosso planeta Está sem flauta? Não gosta de tocar flauta? Que tal construirmos um instrumento de Garrafa PET?  Clique AQUI para ver o vídeo Vassourinha PET   Vamos observar o quadro abaixo, das figuras musicais e suas pausas: Quando colocamos grupo de figuras musicais lado a lado sobre uma pulsação constante, estamos produzindo células rítmicas. Vamos jogar para entender , perceber, ler e ouvir os ritmos?  Clique AQUI para jogar ritmo Utilizando as 5 notas que aprendeu poderá tocar a 1ª parte da música Asa Branca de Luiz Gonzaga:  SOL -LÁ- SI                            DÓ- RÉ         Se você já souber as notas mais agudas pode tocar a música até a parte final.  Clique AQUI para tocar Asa

Atividade dia 31-03-21 para 8ºanos - Figuras/pausas/flauta doce (e outros instrumentos)/ jogo composição virtual

Vamos treinar as notas musicais e suas posições na flauta doce? Tampe os orifícios correspondentes à posição da nota. A mão esquerda deve ficar na parte superior, com o polegar tampando o orifício de trás da flauta. A mão direita deverá ficar na parte inferior da flauta, o polegar deverá apoiar a parte de trás da flauta. Sopre suave. Vamos seguir as notas musicais na pauta na clave de sol? https://blockfloetengriffe.de/br/F.php?t=aDeu.1S.1c Você se lembra das figuras musicais? Elas são responsáveis pela duração de cada nota, ou seja , para sabermos se uma nota será mais longa ou mais curta utilizamos as figuras musicais para diferenciá-las. Tomamos um pulso regular como referência para perceber se os sons sõa mais longos ou curtos. Subdividimos e aprendemos os nomes das figuras musicais e suas respectivas pausas. Agora é hora de perceber estas figuras sobre uma pulsação. Treinaremos com o jogo palácio de Pozzoli ( que foi um músico que criou métodos para ajudar a ensinar ritmos). https

Questionário e resposta áudio (10/03/21- 7º anos)

Este questionário é no estilo de multipla escolha. Você pode recorrer as atividades anteriores para auxiliá-lo. Os assuntos são: Informações da Música e Parâmetros Sonoros. Boa tarefa :) Questionário Informações na música e parâmetros musicais: 1)      Quem, geralmente, dá o título para uma música? a)                   Compositor b)                   Intérprete c)                   Arranjador d)                   Letrista (autor) e)                   Nenhuma das alternativas acima   2)      A música pode ao ser criada pode ter apenas melodia, neste caso a letra poderá ser criada depois pelo: a)        Compositor b)        Intérprete c)         Arranjador d)        Letrista (autor) e)        Nenhuma das alternativas acima   3)      O responsável por pensar a textura polifônica (várias vozes e timbre diferentes) para que a música seja utilizada para determinada função: a)        Compositor b)        Intérprete c)         Arranjador d)        Letrista (autor) e)        Nenhuma das alterna