Pular para o conteúdo principal

3ª Aula Turma 8º Anos

 


Chegamos para estudar :)



Prontos para nosso 3º encontro?

Começando com nossos vídeos de reforço e apoio para a Flauta Doce
vamos começar a misturar as notas que aprendemos? 
Vamos começar a movimentar os dedos também?
 



Você já sabe as notas na flauta doce? Conseguiu treinar a partitura da música Minha Canção ( Chico Buarque) que vimos no encontro passado? Vamos conferir com esses dois vídeos?
O primeiro apenas solando na flauta e o segundo com acompanhamento (você pode tentar também tocar as notas ao violão ou cantar):





PERÍODO BARROCO:

O Barroco, tanto na música quanto nas artes visuais é um estilo opulento cheio de pompa e emoção, cuja as obras refletem muita riqueza sonora. A polifonia usada nas vozes no renascimento passa para os instrumentos musicais, nascendo assim a música instrumental pura, e não mais só para acompanhamento dos cantos e danças, mas sim, só para ser ouvida. Pela primeira vez surgem gêneros musicais puramente instrumentais, como a SUÌTE e o CONCERTO. O progresso do artesanato de instrumentos permitiu a formação dos primeiros "VIRTUOSI" (intérpretes com habilidades técnicas extraordinárias) que levaram a música instrumental até os salões da nobreza. tornaram-se então comuns as Orquestras de Câmara e Concerto Grosso, o mais genuíno produto da criação barroca, em que diversos instrumentos disputam a prevalência com a orquestra , em vez de um só como no concerto solista. Surge também a HOMOFONIA(canto individual com acompanhamento instrumental), ao lado dos grandes coros polifônicos. Paralelamente ao desenvolvimento da música Sacra renascentista, houve o rico florescimento das canções populares, uma delas foi o MADRIGAL ( cantado a tres ou mais vozes sobre pequena poesia italiana de estilo amoroso). MISSAS, HINOS, MOTETOS E ORATÒRIOS e outros cânticos eram compostos para suprir todas as necessidades da liturgia cristã. Alguns dos principais compositores desta época : J.F. Handel, A. Vivaldi, H. Purcel, Johann Sebastian Bach, dentre outros...




Curiosidade: O que vocâ acha que estas fotos estão mostrando? O que você acha que era diferente nesta época e que está nas fotos?  Você saberia dizer qual a importância dessas fotos? 











Vídeo reportagem sobre os aparelhos de reprodução sonora


Até a próxima :)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5ª Aula Turma de 7º Ano

Se você conseguiu acompanhar todas as sugestões até aqui, já está conseguindo tocar! Vamos esquentar com um jogo das notas na clave de sol?  Giranotas   Clique AQUI para Jogar Você sabia que o Brasil produz muito lixo plástico? Veja esta matéria:  Clique AQUI para ver a matéria Lixo Vamos cuidar do nosso planeta Está sem flauta? Não gosta de tocar flauta? Que tal construirmos um instrumento de Garrafa PET?  Clique AQUI para ver o vídeo Vassourinha PET   Vamos observar o quadro abaixo, das figuras musicais e suas pausas: Quando colocamos grupo de figuras musicais lado a lado sobre uma pulsação constante, estamos produzindo células rítmicas. Vamos jogar para entender , perceber, ler e ouvir os ritmos?  Clique AQUI para jogar ritmo Utilizando as 5 notas que aprendeu poderá tocar a 1ª parte da música Asa Branca de Luiz Gonzaga:  SOL -LÁ- SI                            DÓ- RÉ         Se você já souber as notas mais agudas pode tocar a música até a parte final.  Clique AQUI para tocar Asa

Atividade dia 31-03-21 para 8ºanos - Figuras/pausas/flauta doce (e outros instrumentos)/ jogo composição virtual

Vamos treinar as notas musicais e suas posições na flauta doce? Tampe os orifícios correspondentes à posição da nota. A mão esquerda deve ficar na parte superior, com o polegar tampando o orifício de trás da flauta. A mão direita deverá ficar na parte inferior da flauta, o polegar deverá apoiar a parte de trás da flauta. Sopre suave. Vamos seguir as notas musicais na pauta na clave de sol? https://blockfloetengriffe.de/br/F.php?t=aDeu.1S.1c Você se lembra das figuras musicais? Elas são responsáveis pela duração de cada nota, ou seja , para sabermos se uma nota será mais longa ou mais curta utilizamos as figuras musicais para diferenciá-las. Tomamos um pulso regular como referência para perceber se os sons sõa mais longos ou curtos. Subdividimos e aprendemos os nomes das figuras musicais e suas respectivas pausas. Agora é hora de perceber estas figuras sobre uma pulsação. Treinaremos com o jogo palácio de Pozzoli ( que foi um músico que criou métodos para ajudar a ensinar ritmos). https

Questionário e resposta áudio (10/03/21- 7º anos)

Este questionário é no estilo de multipla escolha. Você pode recorrer as atividades anteriores para auxiliá-lo. Os assuntos são: Informações da Música e Parâmetros Sonoros. Boa tarefa :) Questionário Informações na música e parâmetros musicais: 1)      Quem, geralmente, dá o título para uma música? a)                   Compositor b)                   Intérprete c)                   Arranjador d)                   Letrista (autor) e)                   Nenhuma das alternativas acima   2)      A música pode ao ser criada pode ter apenas melodia, neste caso a letra poderá ser criada depois pelo: a)        Compositor b)        Intérprete c)         Arranjador d)        Letrista (autor) e)        Nenhuma das alternativas acima   3)      O responsável por pensar a textura polifônica (várias vozes e timbre diferentes) para que a música seja utilizada para determinada função: a)        Compositor b)        Intérprete c)         Arranjador d)        Letrista (autor) e)        Nenhuma das alterna